BLOG

DICA: O QUE FAZER COM O ENTULHO?

Em uma reforma é praticamente inevitável a necessidade de descarte de alguns materiais, seja pela quebra de paredes ou pela troca de revestimentos, janelas etc. Ou os materiais estão velhos ou o projeto não conseguiu adequá-los ao novo espaço. Fica uma reflexão para nós arquitetos. Esses são os resíduos da construção, mais conhecidos como entulho. Seu destino imediato é a caçamba (grande recipiente de aço, com capacidade para 5 m3), com a qual a maioria de nós já deparou ao estacionar o carro.

 

Para quem está dentro da obra, a caçamba é um elemento indispensável, que possibilita limpeza e libera o espaço para o trabalho. Para a cidade e o meio ambiente - sendo assim, para todos nós - a questão do entulho é complexa. Em São Paulo, são despejados cerca de 17 mil toneladas de entulho por dia, vindos de pequenas e grandes obras. O CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) estabeleceu critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos sólidos da construção civil. Separou-os em quatro classes:

 

Classe A - são os resíduos recicláveis, que podem ser reutilizados como agregado não-estrutural após serem triturados. Caso da argamassa, dos materiais cerâmicos e do concreto.

 

Classe B - são os reutilizados para outros destinos, como plástico, papel, vidro, madeiras , alumínio e outros.

 

Classes C e D - são os mais difíceis de reciclar ou que não têm tecnologia economicamente viável para tal, como o gesso, tintas, solventes, óleos e outros resíduos específicos.

 

Os resíduos de obra não podem ser despejados em áreas de lixos residenciais, áreas de encostas, corpos d’ água ou lotes vagos. Os resíduos devem ser despejados nas ATT (áreas de transbordo e triagem) públicas ou particulares, licenciadas por órgão competente como a prefeitura ou outro. Em São Paulo, CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) licencia as ATT públicas e a prefeitura organiza as particulares.

 

Não jogue lixo doméstico, móveis ou galhos nas caçambas Para a boa gestão do entulho, podemos enumerar uma lista básica de conduta:

 

1) Separação dos resíduos de acordo com as classes A, B, C ou D. Apesar de o CONAMA classificar o gesso como resíduo com tecnologia de reciclagem economicamente inviável, a Drywall publicou um manual de reciclagem onde garante que seu material pode ser reutilizado como aditivo de concreto, calcário para correção do Ph do solo e, ainda, ajudar na confecção de novas peças para o setor de construção civil.

 

2) O futuro conteúdo da caçamba deverá ser comunicado na contratação da mesma. Dependendo de sua classificação, terá um destino diferente. O preço, flutuará conforme o resíduo e a região em que se encontra.

 

3) Faça um planejamento das demolições. Contrate a caçamba quando estiver com todo o entulho separado, ou com a maior parte dele. A caçamba tem permissão de permanência de uma semana. Após esse tempo poderá ser removida ou relocada.

 

4) Contrate apenas empresa cadastrada. Verifique com a administração municipal.

 

5) Peça para a empresa um contrato que demonstre claramente a responsabilidade do transportador pela correta destinação do entulho em áreas licenciadas de transbordo e triagem ou aterros licenciados de resíduos da construção.

 

6) Não é permitido jogar na caçamba lixo doméstico, sofás, colchões ou outros móveis

 

8) Para que essas regras dêem resultados, não jogue entulho na caçamba do vizinho - você atrapalhará a triagem que ele já fez -, muito menos objetos que não encontrarão o destino certo de descarte, podendo parar em terrenos baldios, entupindo os bueiros ou boiando nos rios, agravando mais ainda nossos problemas com o escoamento de águas e piorando nossa cidade.

 

Analisando as caçambas estacionadas nas ruas de Campinas, veremos que embora algumas estejam em situação precária, existem muitas dentro das regras e, se dermos uma olhada em seu conteúdo, veremos muito mais do que resíduos de obra. Elas contêm toda sorte de descarte. Ou seja, tem muita caçamba certa com o entulho errado.

 

Caçambas em Campinas é com a Baú Caçambas! Remova seus entulhos, ligue para nós!

Remoção de entulhos e locação de Caçambas em Campinas.